Ter uma usina de geração de energia entrou no radar da Asperbras quando o projeto da GreenPlac, fábrica de MDF, na cidade de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, começou a ser implantada em 2015. “A ideia era aproveitar os resíduos da madeira para produzir a energia que seria utilizada pela fábrica, por meio de uma usina de biomassa”, conta o sócio-diretor José Maurício Caldeira.
O projeto vingou e a energia produzida em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa das necessidades para produzir as placas de MDF, na fábrica da GreenPlac, que já começou a funcionar e será inaugurada oficialmente em julho. A energia que será vendida ao mercado equivale ao que será comprada para produzir MDF. “O que nós temos é um hedge de produção”, diz José Maurício Caldeira. “E temos como agregar valor à essa produção.”
Segundo ele, um dos propósitos da empresa é desenvolver negócios com responsabilidade social ou ambiental. O exemplo da compensação de energia, além de contribuir fortemente para o meio ambiente, tem viabilidade econômica para a empresa, tanto no ganho de energia para a fábrica no Mato Grosso do Sul quanto no custo da própria produção da usina.
Veja o vídeo da entrevista: https://youtu.be/8ISwWwex7NU
O meio ambiente agradece, bjs.
Com certeza, Mayara!
Muito importante pensar no meio ambiente nos dias de hoje.
Com certeza!